Dermatofitose em cão com hipercortisolismo: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n08a1180.1-7%20Palavras-chave:
Dermatofitose, hiperadrenocorticismo, imunossupressãoResumo
A dermatofitose é uma doença infecciosa causada principalmente pelos fungos Microsporum canis e Trichophyton mentagrophytes que, geralmente, acometem as camadas superficiais da pele. Trata-se de uma antropozoonose e tem sinais clínicos variáveis como alopecia, eritema, desqueratinização e prurido; este presente somente em 50% dos casos. Para o diagnóstico, pode-se utilizar diversos exames complementares como lâmpada de wood em conjunto com exame citológico da pele, exame direto do pêlo e cultura fúngica. Neste relato, uma fêmea canina da raça Yorkshire apresentava histórico de infecção persistente mesmo com a terapia tópica e sistêmica recomendada. Ao exame físico notou-se alopecia e hipotricose em ponte nasal, bordas de orelhas externas e região de falanges, além de aumento de volume abdominal com telangiectasia. Na avaliação citológica observou-se estruturas compatíveis com artroconideos fúngicos e hifas, ao exame de lâmpada de wood também houve fluorescência, pelos também foram coletados para cultura. Iniciou-se o tratamento com itraconazol, mas houve recidiva após término do uso do antifúngico. Foram feitos exames hormonais e detectou-se o hiperadrenocorticismo (HAC). Assim, iniciou-se o uso do trilostano juntamente com o antifúngico havendo uma melhora significativa no quadro clínico e não foram encontrados, após tratamento, elementos fúngicos na citologia e cultura fúngica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lívia Ramos Santos, Victor Machado de Carvalho, Tiago Cunha Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.