Intoxicação por Tetrapterys acutifolia em bovinos na Região Sul do estado do Espírito Santo - Brasil
DOI:
Palavras-chave:
intoxicação, plantas tóxicas, Tetrapterys acutifolia, bovinosResumo
As propriedades tóxicas das plantas são conhecidas desde a Antigüidade, sendo capazes de causar danos à saúde do homem e dos animais, promovendo grandes prejuízos. No Brasil é freqüente a ocorrência de morte súbita em bovinos tendo como causa a ingestão de plantas tóxicas, levando a perdas econômicas difíceis de serem estimadas. O desconhecimento das espécies vegetais tóxicas é apontado como o principal fator para ocorrência desses acidentes, desse modo, a melhor forma de controle para que as intoxicações não ocorram é a prevenção, uma vez que, até o momento, não se conhecem tratamentos eficientes para a maioria dos casos de intoxicação por plantas. Este trabalho registra um surto de intoxicação em bovinos por Tetrapterys acutifolia na região Sul do Estado do Espírito Santo, com a morte de mais de 48 animais que ingeriram a planta. Por ser este o primeiro relato de identificação desta planta como causadora de morte em bovinos na região, o presente trabalho torna-se uma importante fonte de informação para os profissionais das Ciências Agrárias, difundindo o conhecimento científico sobre o assunto e colaborando para diagnósticos mais precisos dos casos de intoxicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Gabriel Domingos Carvalho, Louisiane de Carvalho Nunes, Lenir Cardoso Porfirio, Horlandezan Belirdes Nippes Bragança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.