Quadro clínico-patológico das intoxicações por Samambaia (Pteridium aquilinum) em bovinos
DOI:
Palavras-chave:
Intoxicação; Plantas Tóxicas; Pteridium aquilinum; Samambaia; BovinosResumo
Desde a Antigüidade já se conhece as potencialidades tóxicas das plantas, as quais são capazes de causar danos à saúde do homem e dos animais. No Brasil é muito freqüente a ocorrência de casos de intoxicação em bovinos causados por ingestão de plantas tóxicas. O desconhecimento das espécies vegetais tóxicas é apontado como o principal fator para ocorrência desses acidentes, desse modo, a melhor forma de prevenir é através do conhecimento e da divulgação a respeito do assunto. Neste contexto, este trabalho expõe os quadros clínico-patológicos de uma das principais plantas tóxicas que causa grande prejuízo na pecuária bovina, a Pteridium aquilinum, comumente conhecida como “samambaia-de-campo”, tendo em vista o grande número de relatos de intoxicação por esta planta em todo o território nacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Gabriel Domingos Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.