Uso da própolis em ração de leitões desmamados
DOI:
Palavras-chave:
própolis, antibióticos, promotores de crescimento, desempenhoResumo
A dieta de suínos, como de outros animais de produção, vem sofrendo modificações com a introdução de aditivos que possam substituir os antibióticos. Atualmente, tem sido proposto o emprego de produtos naturais na alimentação animal, como a própolis. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o uso da própolis bruta na ração de leitões desmamados (24 aos 43 dias de idade). Foram utilizados 45 leitões desmamados da raça Large White, com idade média de 24 dias e peso médio inicial de 6,8±0,4Kg, que foram distribuídos em três tratamentos com cinco repetições, sendo: T1 - tratamento controle (sem adição de própolis), T2 – adição de 0,2% de própolis na ração (2000 ppm), e T3 – adição de 0,4% de própolis na ração (4000 ppm). A própolis foi triturada e adicionada na ração na forma de pó. Foram avaliados o ganho de peso diário (GDP), ganho de peso total (GPT), peso final (PF), consumo diário de ração (CDR), consumo de ração total (CRT) e conversão alimentar (CA). Não foram encontradas diferenças entre os tratamentos para GDP, GPT, PF e CA. Por outro lado, os animais alimentados com ração contendo 0,4% de própolis apresentaram redução significativa no CDR (338,00,0 gramas) e CRT (6,420,3 Kg) em comparação com os animais do grupo controle (3860,0 g e 7,330,5 Kg, respectivamente). Conclui-se que o uso da própolis em altas concentrações afeta negativamente a palatabilidade da ração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Érica Harue Ito, Nátaly Vilela Paulino da Silva, Ricardo de Oliveira Orsi, Dirlei Antonio Berto, Sílvia Maria Alves Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.