Estimativa da eclosão e biomassa total no cultivo de Artemia sp. (CRUSTACEA, BRANCHIOPODA, ANOSTRACA) submetida a diferentes dietas
DOI:
Palavras-chave:
Produção, aqüicultura, biomassa, alimento vivo.Resumo
A produção do microcrustáceo Artemia sp. no Brasil encontra-se voltada para uso em cultivos de larvas de crustáceos e peixes, de elevado valor comercial, sendo utilizadas vivas, como náuplios ou adultos, como biomassa congelada e também microencapsulada. A adoção de uma dieta alimentar balanceada no cultivo deste crustáceo está relacionada com a produção de certos microorganismos do plâncton e com rações alternativas. Foi executado um experimento entre os meses de maio e agosto de 2004 no Laboratório Experimental de Organismos Aquáticos Cultiváveis e no Laboratório de Limnologia, ambos da UFRA, objetivando a eclosão e estimativa da biomassa total de Artemia sp. alimentada com diferentes dietas e em condições controladas de laboratório. A seqüência de alimentação constou de dois tratamentos diferenciados, cujas dietas foram elaboradas com plâncton (alimento natural) e sumo da folha da mandioca (alimento inerte). As biomassas foram comparadas utilizando-se o teste-t de Student bilateral (α=0,05). A incubadora 1 obteve 85% de eclosão, enquanto na incubadora 2 eclodiram 70% dos cistos. O tratamento contendo sumo da folha da mandioca promoveu o melhor resultado, com média de 129,361±72,31 g, enquanto o tratamento a base de plâncton mostrou uma média de 30,828±17,36 g.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Jean Michel Corrêa, Jefferson Murici Penafort, Nestor Silva dos Reis, Marco Antonio Igarashi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.