Inibição da evaginação de cistos de Taenia saginata utilizando o gás ozônio
DOI:
Palavras-chave:
Cisticercose. Evaginação. Ozônio. Tratamento.Resumo
A cisticercose é uma das mais importantes zoonoses nos aspectos social, econômico e de saúde pública em nosso país. Foi realizado um estudo com 240 amostras de cistos, para determinar se há a inibição da evaginação dos escólex de Taenia saginata frente a diferentes concentrações de ozônio. Um grupo de 120 amostras de cistos foi submetido á técnica de exposição direta ao gás e outro grupo com 100 amostras foi testado frente à imersão em água e ozonização. Na avaliação das 120 amostras submetidas à imersão em mistura aquosa de oxigênio / ozônio, em apenas 51 cistos (42,5%) comprovou-se inibição da evaginação, enquanto que 69 cistos (57,5%) não foram inibidos. Das 120 amostras submetidas à exposição direta à mistura gasosa oxigênio / ozônio, 45 cistos (37,5%) apresentaram inibição da evaginação, enquanto 75 cistos (62,5%) não sofreram inibição da evaginação. Apesar da ligeira vantagem do método de imersão em solução aquosa sobre o método de exposição direta ao gás, ozônio não foi eficiente como agente de inibidor da evaginação dos cistos de Cysticercus bovis. Acredita-se que o ozônio deva ser mais estudado com os objetivos propostos variando-se as concentrações, a temperatura ambiente da realização do trabalho e tempos de exposição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 César Augusto Garcia, Saira Mabel Nara Neves, João Helder Frederico de Faria Naves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.