Dente lupino: uma pesquisa realizada com equinos da raça Mangalarga Marchador do Município de Sacramento – MG
DOI:
Palavras-chave:
Equus caballus, mangalarga marchador, dente lupinoResumo
Existe uma escala evolutiva notavelmente completa nos eqüinos. Durante a evolução, a sua dentição modificou, permanecendo um dente afuncional, chamado dente de lobo ou lupino, o qual não participa da mastigação e gera certo desconforto para o animal. A fim de observar a exteriorização do dente lupino em eqüinos da raça Mangalarga Marchador, foram utilizados sessenta (60) animais, sendo trinta e uma (31) fêmeas e vinte e nove (29) machos do haras Zandonaide, no município de Sacramento, Minas Gerais, além do auxílio de dois funcionários do haras sendo um para abrir a boca do animal com a utilização do cachimbo, e outro para o deslocamento da língua a fim de facilitar a visualização. O referido dente foi encontrado em seis (6) espécimes machos (10%) e três (3) espécimes fêmeas, ambos na arcada superior, sendo bilaterais em dois casos, três laterais direito e quatro laterais esquerdo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Santana J.A., Bonato, G.L., Silva, F.O.C.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.