Análise do perfil do consumidor de produtos de origem animal

Autores

  • Maria Cristina de Oliveira
  • Luana Martins Schaly
  • Marcos Cruvinel Cabral

DOI:

Palavras-chave:

bem-estar animal, perfil do consumidor, produção animal

Resumo

Esta revisão de literatura foi realizada para investigar o perfil do consumidor de produtos de origem animal (POA) e os fatores que influenciam a compra destes produtos. Os resultados indicaram que o principal tipo de varejo onde ocorre a compra dos POA é o supermercado. Dentre os entrevistados, a maioria disse não ter nenhuma restrição quanto ao consumo dos diferentes tipos de POA, entretanto, houve maior percentagem de consumidores de carne bovina quando comparado com outros tipos de POA. Dentre os fatores que influenciam a compra de POA, destacam-se a qualidade e o preço. Quanto à disposição em pagar mais por um produto diferenciado, mais da metade dos consumidores disseram estar dispostos a pagar mais por um produto oriundo de sistemas de produção que respeitem o bem-estar animal (BEA). Grande parte dos consumidores considera que POA oriundos de sistemas que respeitem o BEA são mais saudáveis. Dentre os consumidores, a maioria é do sexo feminino, com ensino médio e com renda familiar de até três salários mínimos.      

Downloads

Publicado

18-09-2015

Edição

Seção

Agronegócio

Como Citar

1.
Oliveira MC de, Schaly LM, Cabral MC. Análise do perfil do consumidor de produtos de origem animal. Pubvet [Internet]. 18º de setembro de 2015 [citado 23º de dezembro de 2024];4(20). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/2556

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)