Aplicação de escória siderúrgica: silício no solo e na cana-de-açúcar
DOI:
Palavras-chave:
Saccharum spp, adubação, silícioResumo
Os efeitos benéficos da adubação com escória siderúrgica vêm sendo pesquisados em diversas espécies, dentre elas, a cana-de-açúcar. Como Brasil é um grande produtor desse resíduo e que se descartado incorretamente pode vir a contaminar solos e águas, uma das alternativas encontradas para solucionar este problema é estar utilizando este resíduo na agropecuária, visto que tem sido demonstrado que a utilização de escória siderúrgica influencia positivamente as concentrações de nutrientes e silício no solo e na cultura da cana-de-açúcar. O elevado teor sacarose na planta madura, justamente numa época do ano em que as pastagens são escassas e deficientes em proteína e energia, faz da cana uma importante fonte energética para bovinos durante o período seco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Lúcio Bastos Madeiros, Andreia de Oliveira Vieira, Dorival Pereira Borges da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.