Taninos e seus efeitos na alimentação animal – Revisão bibliográfica
DOI:
Palavras-chave:
alimentação, desempenho animal, polifenóisResumo
Um conhecimento geral dos alimentos e dos seus níveis produtivos é primordial para os sistemas de alimentação animal. A reduzida disponibilidade e qualidade dos alimentos no período seco, incluindo a presença de substâncias anti-nutricionais, resultam na baixa produtividade dos rebanhos. Essas substâncias reduzem o consumo e a digestibilidade dos alimentos, acarretando perda de peso e de produção. Os taninos são compostos anti-nutricionais amplamente distribuídos no reino vegetal e nas forragens, em particular. Há muitos estudos que determinam a importância dos taninos na nutrição animal e na toxicologia de plantas, cujos efeitos podem ser benéficos ou maléficos para os animais. Portanto, há a necessidade de se conhecer as relações dos taninos com outras moléculas e suas funções na ingestão e digestão, o que permitirá esclarecer o seu efeito potencial positivo ou negativo no desempenho animal. Taninos são polifenóis de origem vegetal, com peso molecular alto, geralmente entre 500 e 3000 Daltons, solúveis em água, e capazes de formar ligações e precipitar vários tipos de proteínas, polissacarídeos e aminóacidos. Os taninos podem ser classificados como hidrolisáveis e não hidrolisáveis ou condensados. A presente revisão tem como objetivo apresentar uma descrição sobre os taninos e suas características, abrangendo os principais aspectos relacionados à sua utilização e possíveis efeitos na alimentação animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Maiza Araújo Cordão; José Moraes Pereira Filho; Olaf Andreas Bakke; Ivonete Alves Bakke
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.