Intoxicação cúprica acumulativa em ovinos: Revisão de literatura
DOI:
Palavras-chave:
ovinos, intoxicação, cobreResumo
Com a expansão da ovinocultura, a intensificação nos sistemas de produção aumentou a incidência de diversas enfermidades, sendo a intoxicação por cobre uma das que apresentam alta freqüência no Brasil. A intoxicação cúprica pode ser aguda, decorrente da ingestão de altas quantidades de cobre, ou acumulativa, também chamada de crônica, onde os animais ingerem quantidades moderadas de cobre por um longo período de tempo até a manifestação dos sinais clínicos da enfermidade. Esta revisão aborda a etiopatogenia da intoxicação cúprica acumulativa, assim como os sinais clínicos que se manifestam nas diversas fases da enfermidade, as alterações nos exames laboratoriais, as alterações necroscópicas, como estabelecer o diagnóstico, prognóstico, tratamento e seu controle.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Alexandre Coutinho Antonelli; Carlos Wagner de Souza Wanderley; Enrico Lippi Ortolani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.