Contenção farmacológica em primatas não-humanos com emprego de ketamina e xilazina. Uma revisão bibliográfica
DOI:
Palavras-chave:
Primatas, Contenção, AnestésicosResumo
Descreve-se um estudo do uso de cloridrato de ketamina e cloridrato de xilazina na contenção farmacológica de primatas não-humanos em zoológicos e na captura de animais de vida livre. Os efeitos farmacológicos de cada droga e na combinação são investigados em cada sistema fisiológico. Relata-se que a contenção mecânica pode trazer acidentes tanto para os animais quanto para o profissional que lida com estas espécies. A dose de ketamina recomendada na combinação é de 15-20mg/Kg para primatas de pequeno porte, de 10-15mg/Kg para primatas de médio porte e de 5-10mg/Kg para primatas de grande porte. Xilazina é recomendada na combinação numa dose de 0,1-1,0mg/kg, independente do porte do animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Carina Barbosa de Miranda, Raquel Wolff Cabala, Juan Benito Campos Diz Atan, Lucas Cristo Conilho Macedo Müller, Paulo César Silva, Luiz Alfredo de Magalhães Vivas, Manoel Luiz Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.