Valor nutritivo do resíduo de panificação na alimentação de ovinos
DOI:
Palavras-chave:
digestibilidade, nutrição, ruminantesResumo
Foram testadas rações utilizando diferentes níveis de substituição de milho por resíduo de panificação. Foram utilizados 16 ovinos machos, sem raça definida, com peso vivo médio inicial de 24,65 kg. O período experimental teve duração de 21 dias, sendo 14 dias para adaptação e 7 dias para coleta de amostras. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos (substituição de 20; 40; 60 e 80% do milho por resíduo de panificação) e quatro repetições. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos para os parâmetros: digestibilidade de matéria seca, proteína bruta, matéria orgânica, extrato etéreo, energia bruta e fibra em detergente neutro, ao nível de 5% de probabilidade pelo teste de Tukey. O resíduo de panificação pode ser utilizado em até 80% em substituição ao milho em rações para ovinos em fase de terminação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Alexsandro Holanda de Oliveira, Maria Socorro de Souza Carneiro, Ronaldo de Oliveira Sales, Elzânia Sales Pereira, Jaime Miguel de Araújo Filho, João Avelar Magalhães, Newton de Lucena Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.