Avaliação do bem estar animal durante o manejo pré abate e abate em um matadouro-frigorífico
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n24.1152Palavras-chave:
Bem Estar Animal; Matadouro – Frigorífico; BovinosResumo
Estudos sobre o Bem Estar Animal são de grande importância para a comunidade veterinária e científica, tendo em vista a pequena quantidade de trabalhos nessa área. Levando em conta que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina, suína e de aves, e que os países importadores desses produtos estão a exigir, cada vez mais, a utilização de práticas que respeitem o Bem Estar Animal, torna-se evidente a necessidade de se conhecer a realidade dos estabelecimentos de abate desses animais. Visando a obtenção de um padrão de qualidade sob o ponto de vista comercial e do abate humanitário. Neste sentido é que se propôs a realização de uma pesquisa com o objetivo de investigar os níveis de Bem Estar Animal, através da avaliação das práticas de manejo e abate em um Matadouro-Frigorífico em Uberlândia – MG. Coletaram-se os dados através de um questionário padronizado em 7 visitas ao local, avaliando-se indicadores nas etapas de pré-abate e abate. Após a coleta, os dados foram processados e dispostos em tabelas. Para a análise, os dados foram transformados em indicadores e comparados com padrões da literatura. Essa comparação mostrou a presença de indicadores de Bem Estar Animal, entre os avaliados no Matadouro-Frigorífico pesquisado, em desacordo com os níveis de Bem Estar Animal aceitos. Conclui-se que a presença, no estabelecimento de abate avaliado, de indicadores de Bem Estar Animal fora dos padrões aceitáveis associa-se a alguns fatores como o manejo inadequado decorrente da falta de capacitação e nível de conhecimento insuficiente, sobre comportamento animal, por parte dos funcionários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Filippe Melo Diniz, Laerte Pereira de Almeida, Garibalde Cândido Diniz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.