Alternativas para nutrição em ovinos
DOI:
Palavras-chave:
alimentação alternativa, nutrição, ovinosResumo
A ovinocultura é uma atividade que vem se desenvolvendo em larga escala nos últimos anos no Brasil. A partir do momento que os ovinos passaram a apresentar um crescimento mais acelerado, maior ganho de peso, melhor conversão alimentar e maior rendimento de carcaça, suas exigências nas instalações, sanidades, cuidados, técnicas de manejo adequado cada vez crescem e com isso, a necessidade alimentar, a qual é tema desse trabalho, tornou-se consequentemente elevada. Alternativas para introduzir enriquecer ou mesmo substituir o alimento oferecido na ovinocultura vêm sendo cada vez mais estudadas, mostrando benefícios e malefícios de alguns compostos, tais como: farelo de glúten de milho que diminui a eficiência produtiva dos animais, reduzindo o ganho de peso e aumentando a conversão alimentar; a polpa de caju desidratada que é uma opção para amenizar os efeitos do período de seca sobre os animais; o farelo de girassol que é uma alternativa para enriquecer e diminuir os custos da nutrição de ovinos em relação ao concentrado padrão; entre outros. É de suma importância garantir uma boa alimentação para que os animais possam desempenhar seu potencial ao máximo garantindo assim bons animais e melhores lucros no seu plantel.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Gabriella Mamede Andrade, Mariela Silva Moura, Laerte Pereira de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.