Avaliação clínica do cloridrato de detomidina em ovinos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n28.1182Palavras-chave:
Agonistas alfa-2 adrenérgicos. Detomidina. Ovino. Sedação. Medicação pré-anestésicaResumo
Objetivou-se com este estudo relatar os efeitos clínicos do cloridrado de detomidina em ovinos, para a verificação de sua viabilidade nesta espécie. Foram utilizadas oito ovelhas, SRD, fêmeas, adultas, no período seco de lactação e hígidas, as quais receberam cloridrato de detomidina (30 μg/kg, IM). Avaliou-se anteriormente à administração deste fármaco e após seu uso, a cada 15 minutos, pelo período de 120 minutos, os parâmetros: frequências cardíaca (FC) e respiratória (f) , temperatura retal (T°C), movimentos ruminais (MR), grau de sedação, postura e abaixamento da cabeça. O decúbito esternal foi observado em todos os animais após 15 minutos da administração de detomidina. Nos primeiros 15 minutos de observação verificou-se diminuições das FC, f e da MR. Após este período, houve aumento gradativo da FC, porém, permanecendo 33% abaixo dos valores basais aos 120 minutos. A f e a MR retornaram aos valores basais no final do estudo. A T°C diminuiu nos primeiros 75 minutos, voltando aos valores basais ao final do experimento. Nestas condições experimentais, pode-se concluir que a detomidina promove sedação em ovinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 T. C. Trabach, R. J. S. Barros, V. R. A. Mendes, M. A. Drago, P. M. C. Freitas, F. A. Lucas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.