Ocorrência de quimiodectoma em tronco carotídeo de cão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n31.1202Palavras-chave:
cão, tumor, quimiodectoma, corpo carotídeoResumo
Quimiodectoma é a neoplasia maligna ou benigna, comumente localizada na base do coração, originárias de células quimiorreceptoras.O presente trabalho relata um caso de quimiodectoma em um cão macho da raça Fila Brasileiro de 11 anos. O animal apresentava tosse freqüente, quadros de dispnéia e edema nos membros. Na necropsia diagnosticou-se a causa como sendo quimiodectoma no tronco carotídeo, com metástases no pulmão, fígado, baço e pâncreas. A causa do quimiodectoma é desconhecida, porém até o momento tem se observado características comuns como a presença de uma doença respiratória crônica, associada a neoplasias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Tatiane Furtado de Carvalho, Humberto Eustáquio Coelho, Flavia Maria Esteves Machado, Hélio Alberto, Carla Cunha Locce, Karina Danielle Cobo Silva, Claúdio Henrique Gonçalves Barbosa, Aline Oliveira Coelho Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.