Estudo anatomopatológico de fígados que levam a condenação total de carcaça, na linha de inspeção, durante o abate de frangos de corte (Gallus gallus domesticus) na região do Triângulo Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n2.1662Palavras-chave:
Abate de frangos; colibacilose aviária; exame anatomopatológico de fígado; inspeção de fígadosResumo
O fígado é a maior glândula do corpo, possuindo maior diversidade de funções. É parenquimatoso e glandular. Fígado de frango pode ser acometido por inúmeras alterações, incluindo as bacterianas, parasitárias, neoplásicas, dentre outras. A condenação de carnes e vísceras impróprias para o consumo visa zelar pela saúde pública, uma vez que a carne de frango e seus subprodutos são fontes de enfermidades transmitidas ao homem. Foram examinados no presente trabalho, macro e microscopicamente, 100 fígados de frangos de corte, com idade de 33 dias e peso de 1,3 a 1,6 Kg, que levaram a condenação de toda a carcaça, na linha B de inspeção em um abatedouro localizado na região do Triângulo Mineiro. Macroscopicamente, observou-se uma coerência entre os achados descritos na literatura consultada, tais como: fígados aumentados de volume, com manchas avermelhadas, esverdeadas, amareladas, com áreas esbranquiçadas e friáveis. Microscopicamente, as lesões encontradas na maioria dos fígados foram de infiltrados de heterófilos, seguidas de aglomerados de células neoplásicas, o que permitiu concluir que o diagnóstico etiológico baseado nas alterações macro e microscópicas é compatível com colibacilose (80%) e leucose mielóide (20%), respectivamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Francislaine Rosa Oliveira, Flavia Maria Esteves Machado, Humberto Eustáquio Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.