Relato de caso: Síndrome ascítica em frangos de corte durante o outono na região noroeste do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n34.1222Palavras-chave:
Frangos de corte; síndrome metabólica; ambiência; mortalidadeResumo
O presente trabalho objetiva relatar os casos de síndrome ascítica em frangos de corte ocorridos na Escola Técnica (ETEC) de Andradina, localizada na região noroeste do Estado de São Paulo, com intuito de contribuir com a melhor compreensão do distúrbio tão comum na avicultura moderna, principalmente nas estações do ano onde ocorre acentuada variação da temperatura, aumento da intensidade de ventos e consequente mortalidade dos lotes. No presente relato foram comuns achados clínicos de aves prostradas, com penas eriçadas, distensão abdominal, coloração cianótica e retardo de crescimento. Já em relação às necropsias os achados mais comuns foram: liquido amarelado com material gelatinoso, fígado congesto e irregular e dilatação cardíaca direita. A síndrome foi responsável por 81,81% da mortalidade total ocorrida no lote.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Alício José Corbucci Moreira, Cláudia Mitidiero Stachissini Arcain, Leandro Barradas Pereira, Daniel Fernandes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.