Demodicose canina: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n7.1304Palavras-chave:
Cão. Demodex canis. DermatopatiasResumo
A demodicose canina é uma das dermatopatias mais comumente encontradas na clínica veterinária. São declarados dois tipos de Demodicose a localizada (DL) e a Demodicose Generalizada (DG), sendo primeira com lesões típicas podendo ser descritas como manchas eritematosas e alopécicas na cabeça e/ou membros torácicos. Pode haver prurido e descamação fina, o curso é benigno e a maioria dos casos resolve-se espontaneamente. Em relação a Demodicose Generalizada (DG) esta é a forma mais grave da doença, e se apresenta como uma dermatite crônica com liquenificação, descamação, formação de crostas, hiperpigmentação, piodermatite severa e alopecia, cobrindo grandes áreas do corpo, frequentemente envolve infecções bacterianas secundárias. O tratamento deve ser global, não focar somente nos ácaros, mas também por vezes faz-se necessário o uso de antibióticos, optar por ração de boa qualidade, banhos semanais, melhorar a qualidade de vida geral do animal. O proprietário deve ser alertado sempre em relação ao tempo de tratamento que é longo, são necessárias visitas ao veterinário quinzenalmente, e que pode ocorrer recidivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Renata Dias Rodrigues, Rafael Rocha de Souza, Marcus Vinícius Alves da Silva, Juliana Capello Toledo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.