Avaliação da carga parasitária em ovinos submetidos a dois sistemas de manejo, intensivo e extensivo
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n8.1312Palavras-chave:
Sistemas de criação, pequenos ruminantes, helmintosResumo
A ovinocultura é uma atividade de criação antiga, fazendo parte da civilização por séculos proporcionando lã, pele, leite e carne. Trata-se de um segmento da pecuária que está ocupando um ótimo espaço no mercado brasileiro e que tem a seu favor dentre outros fatores, a possibilidade de criação em diferentes tipos de manejo, tanto intensivo como extensivo. O objetivo do trabalho foi avaliar o grau de infestação por endoparasitos gastrintestinais em ovinos submetidos a dois sistemas de criação, intensiva e extensiva. As avaliações ocorreram em duas propriedades com raças Santa Inês e Dorper, sendo uma com manejo de criação intensiva contendo 110 animais e outra de criação extensiva contando com 137 ovinos. Foi utilizada a técnica de McMaster para a determinação de ovos por grama de fezes (OPG). Realizaram-se duas coletas em cada uma das propriedades com intervalo de 30 dias entre elas. Observou-se na criação intensiva que de 29 amostras de animais 14 encontravam-se positivas, sendo 8 da raça Santa Inês e 6 da Dorper, com um nível de infestação considerado leve na primeira avaliação. Já na segunda coleta os valores de OPG diminuíram consideravelmente apresentando-se apenas 2 animais Santa Inês e 1 da Dorper positivos. Enquanto que, na propriedade de criação extensiva, na primeira avaliação, dos 25 animais amostrados 10 foram positivos. Na segunda avaliação, houve uma redução para 3 positivos apenas. A criação extensiva apresentou um número médio de OPG maior que a intensiva embora tenha apresentado um menor número de animais positivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Aline Pinto Pimentel, Fábio Silva de Souza, Raquel Silva Lisbôa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.