Esofagotomia cervical em Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa Schweigger, 1812 (Testudines – Podocnemididae)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n11.1329Palavras-chave:
esofago, técnica cirúrgica, répteisResumo
Este estudo propõe uma técnica de esofagotomia cervical em Podocnemis expansa, uma tartaruga amazônica de hábitos aquáticos. Os animais, pertencentes ao Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres da FAMEV-UFU, foram submetidos à anestesia com propofol na dose de 10mg/Kg/I.V.. A técnica cirúrgica consistiu de incisão de pele na região cervical ventral mediana de aproximadamente 4 cm, afastamento dos músculos cervicais ventrais e traquéia, incisão na parede ventral do esôfago e sutura simples contínua do esôfago e da musculatura e simples separada da pele com fios categute 3-0 cromado e nylon 3-0, respectivamente. Valores de hemoglobina e volume globular foram avaliados antes e após a cirurgia. Os animais foram submetidos à pesagens diárias e à administração de enrofloxacina na dose de 5mg/Kg/I.M. durante 3 dias após a cirurgia. A retirada dos pontos de pele se deu com 16 dias de pós-cirúrgico. Conclui-se que a técnica ora proposta mostrou-se eficaz na sua execução, bem como proporcionou recuperação satisfatória dos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 André Luiz Quagliatto Santos, Eloisa Paula Santana, Rogério Rodrigues de Souza, Caio Henrique Ferreira, Lorena Tannús Menezes, Sérgio Rodrigo Pereira de Oliveira, Liliane Rangel Nascimento, Mariana Batista Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.