Soroepidemiologia da Brucelose em equinos de trabalho de áreas rurais do Município de Uberlândia-MG
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n12.1336Palavras-chave:
Brucelose eqüina, sorodiagnóstico, Antígeno Acidificado Tamponado, 2-MercaptoetanolResumo
A Brucelose é uma doença infecto-contagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, de distribuição mundial, infecta diversas espécies de animais domésticos e até mesmo os humanos. Dentre as espécies animais em que a doença já foi diagnosticada incluem bovinos, caprinos, suínos, cães, ovinos, eqüinos, bubalinos e ratos do deserto. Poucos trabalhos na literatura abordam a doença na espécie eqüina, dificultando valores sobre a distribuição da doença a nível nacional e mundial. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência da doença em eqüinos que prestavam serviço de tração em áreas rurais do município de Uberlândia-MG e esclarecer os mecanismos epidemiológicos envolvidos na cadeia de transmissão na região. Foram utilizados testes sorológicos, e, um questionário sócio-epidemiológico foi respondido por cada proprietário dos animais amostrados após a coleta do sangue. Foram avaliadas pelo teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), amostras sanguíneas de 187 animais, das quais 100% apresentaram-se negativas ao teste. As condições de manejo, o sistema de monta, alojamento, alimentação e o isolamento de espécies de interesse sanitário na transmissão da brucelose aos eqüinos de tração contribuíram decisivamente como fatores limitantes para a disseminação desta doença a estes animais. Pode-se concluir que a brucelose é de baixa importância epidemiológica para eqüinos de trabalho em áreas rurais do município de Uberlândia - MG, sendo portanto stas áreas, um ecossistema livre da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 André Luiz Quagliatto Santos, Anna Monteiro Correia Lima-Ribeiro, Sérgio Rodrigo Pereira de Oliveira, Árthur Paulino Sanzo Kaminishi, Mariana Batista Andrade, Lorena Tannús Menezes, Rogério Rodrigues de Souza, Caio Henrique Ferreira, Liliane Rangel Nascimento, Flávio Machado de Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.