Avaliação da ocorrência de alterações odontológicas em bovinos mestiços em idade de abate
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a907.1-7Palavras-chave:
Anatomopatologia, bovinocultura, morfologia dentáriaResumo
A pecuária brasileira se destaca como a maior exportadora de carne bovina no mundo devido ao grande número de rebanhos criados a pasto, forma mais econômica e prática de oferecer alimento para os animais. No entanto, ainda há muitas pastagens com baixo valor nutricional. Os alimentos sólidos passam por uma cadeia interdependente durante o processo de digestão, iniciando na mastigação onde são quebrados pelos dentes para facilitar o processo. Caso haja alguma deficiência dentária, o animal poderá apresentar problemas na digestibilidade e posteriormente causar um ônus para o organismo. Devido à ausência de estudos que enfatizem a qualidade dos dentes desses animais, torna-se necessário avaliar as alterações dentárias dos bovinos para interceptar as enfermidades incuráveis que reduzem a vida útil e trazem queda na produção, além da possibilidade de acarretarem perdas dos animais. Foram utilizadas 72 mandíbulas de bovinos para a avaliação das alterações dentárias. Após esse processo, os exemplares foram submetidos à maceração e clarificação com hipoclorito de sódio para a preparação de peças anatômicas. Além disso, um questionário sobre a saúde oral dos bovinos também foi elaborado e aplicado com o intuito de conhecer melhor as principais patologias orais dos bovinos das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Como o experimento foi realizado a partir das mandíbulas adquiridas após o abate, foi possível identificar as possíveis anomalias mandibulares que acometem os bovinos. As principais alterações encontradas foram: diastema aumentado (20%), fraturas (18%); desgaste irregular (15%) e ausência dentária (11%). Dos 27 proprietários entrevistados, 15 relataram problemas orais nos bovinos, sendo que 11 confirmaram a perda dentária. Ademais, todos os proprietários assumiram que a saúde bucal dos animais nunca foi avaliada por um Médico Veterinário. Através dessa metodologia foi possível ressaltar a necessidade da análise e divulgação das pesquisas relacionadas à odontologia bovina a fim de evitar danos à saúde geral desses animais que podem acarretar diminuição da produção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bárbara Ribeiro Duarte, Ana Bárbara Freitas Rodrigues Godinho, Ítalo dos Santos Coutinho, Gustavo Silva de Souza, Rafael dos Santos Costa, Paula Alessandra Di’Filippo, Adriana Jardim de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.