Avaliação de níveis crescentes de guandu sobre as características bromatológicas e qualidade fermentativas da silagem de sorgo
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n22.1395Palavras-chave:
Fermentação, forragem, leguminosa, proteína, taninosResumo
A planta de sorgo é uma das espécies mais adaptadas à produção de silagem, apresentando facilidade de cultivo, altos rendimentos e produção de silagem de boa qualidade. Entretanto, o sorgo pode apresentar a presença de taninos condensados na planta inteira, e para os animais estas substâncias são consideradas fatores antinutricionais. Objetivou-se através desta pesquisa avaliar os efeitos da adição de níveis crescentes de forragem de guandu na composição química-bromatológica e na qualidade fermentativa da silagem de sorgo granífero, conforme os seguintes tratamentos: silagem com 100% de sorgo; silagem com 25% de guandu e 75% de sorgo; silagem com 50% de guandu e 50% de sorgo; silagem com 75% de guandu e 25% de sorgo e silagem com 100% de guandu com base na matéria fresca. As silagens foram produzidas em 20 silos experimentais de canos de PVC (quatro repetições/tratamento). A abertura dos silos ocorreu 54 dias após a ensilagem, quando foram determinados a composição química-bromatológica e parâmetros fermentativos das silagens. A adição de guandu promoveu efeito linear crescente (P<0,01) nas silagens para o teor de proteína bruta, fenóis totais e taninos totais, o mesmo ocorrendo para perdas por fermentação, mas com redução nos teores de matéria seca, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido. Para as variáveis matéria mineral, pH, capacidade tampão e carboidratos totais verificaram-se respostas quadráticas crescentes (P<0,01) e resposta quadrática decrescente para taninos condensados entre as silagens. A inclusão de forragem de guandu até o nível de 50% é uma alternativa viável para a melhorar a composição bromatológica e qualidade fermentativa da silagem de sorgo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Lerner Arévalo Pinedo, Fernanda Cristina de Campo, Maria Regina Cordeiro Peçanha, Adibe Luiz Abdalla

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.