Avaliação das silagens de sorgo com níveis crescentes de guandu pela técnica in vitro semi-automática de produção de gases
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n22.1394Palavras-chave:
Taninos, metano, fermentação ruminal, carneiroResumo
O objetivo do presente ensaio foi avaliar a produção total de gases, a produção de metano, a degradabilidade da matéria seca (DMS) e da matéria orgânica (DMO), usando a técnica in vitro de produção de gases de silagem de sorgo granífero com adição de guandu. Para medir o possível efeito do tanino presente nas silagens, foi utilizado o PEG para quantificar o incremento na produção de gás e de metano. Observou-se que na presença do PEG no substrato que tinha 25% de guandu a produção de gases foi maior (P<0,01) em comparação com o sem PEG; enquanto que para a produção de metano, o substrato com 50 % de guandu apresentou maior produção (P<0,01) com o PEG. Quanto aos incrementos de produção de gases e metano, os resultados foram muito variados, havendo maior incremento de produção de gases no substrato com 25% de guandu e para o metano maior incremento no substrato com 50% de guandu. As variáveis DMS e DMO aumentaram à medida que aumentou os níveis de guandu na silagem de sorgo, sendo maiores essas variáveis quando foi adicionado o PEG em relação ao sem PEG. A avaliação das silagens estudadas mostrou que o teor de tanino presente pode interferir na fermentação in vitro e produção de metano, conforme observado quando os substratos foram incubados na presença do PEG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Lerner Arévalo Pinedo, Fernanda Cristina de Campos, Maria Regina Rodeiro Peçanha, Adibe Luiz Abdalla
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.