Intervalo de parto em ovinos da raça Santa Inês
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n24.1408Palavras-chave:
Efeitos fixos, efeitos ambientais, estação do parto, ovinos deslanadosResumo
Objetivou-se estudar alguns efeitos ambientais sobre o intervalo de parto em ovinos Santa Inês. Foram utilizados dados do rebanho experimental de ovinos da raça Santa Inês da Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus-PI. Os efeitos ambientais estudados sobre o intervalo de parto foram: ano de parto, tipo de nascimento, idade da mãe ao parto e peso da mãe ao parto. O estudo dos efeitos ambientais sobre o intervalo de partos foi realizado por meio do procedimento GLM do SAS (1999). As médias foram testadas por meio do teste de Students Newman Keuls (SNK) a 5 % de probabilidade. Foi observado Intervalo de parto médio de 281,10±64,76 dias. Os efeitos de ano e estação do parto foram significativos sobre o intervalo de parto (P<0,05). O peso da mãe ao parto, idade da mãe ao parto e tipo de nascimento da cria não apresentaram efeito significativo (P>0,05) sobre o intervalo de parto. Os efeitos de Ano do parto e estação do parto mostraram-se importantes fontes de variação sobre o intervalo de parto, o que reflete a necessidade de considerar estes efeitos em modelos de avaliação genética e fenotípica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Aurino de Araujo Rego Neto, José Lindenberg Rocha Sarmento, Natanael Pereira da Silva Santos, Alan Oliveira do Ò, Daniel Biagiotti, Fabrício Fernandes Guimarães, Lamarck Martins de Castro Rocha, Gleyson Vieira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.