Os caminhos na natureza da amônia oriunda da produção animal: Parte I - fontes, transformações e sumidouros
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n24.1406Palavras-chave:
amônio, dispersão atmosférica, deposição da amôniaResumo
O fato de que uma vez lançada na atmosfera a amônia (NH3) possui efeitos detrimentais nos ecossistemas circundantes, há muito deixou de ser uma mera hipótese para se tornar um paradigma científico. Isto combinado com o fato de que o setor da produção animal é o responsável pela emissão de 70 a 90% de toda a NH3 antropogênica lançada na atmosfera, torna a atividade agropecuária uma importante causa dos desequilíbrios ambientais advindos da dispersão deste gás. Após liberada na atmosfera, os processos envolvidos na dispersão e transformação da NH3 são complexos por natureza e de difícil observação experimental dada a escala em que ocorrem. No entanto tais processos precisam ser desnudados para a implementação de modelos mais realísticos do ciclo deste gás na natureza. Esta revisão de literatura foi elaborada com os seguintes objetivos: (1) expor a intrínseca relação existente entre os compostos NH3 e seu parceiro químico (o amônio, NH4+), com foco nos processos naturais que regem a formação e volatilização; (2) versar sobre os processos de deposição da NH3 na natureza; e (3) apontar os potenciais sumidouros deste composto nitrogenado nos ecossistemas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Luciano Barreto Mendes, Jofran Luiz de Oliveira, Ilda de Fátima Ferreira Tinôco, Nico W. M. Ogink
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.