Principais causas bacterianas de abortamento em bovinos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n7.1699Palavras-chave:
brucelose, leptospirose, campilobacterioseResumo
Abortamento refere-se à expulsão de um feto vivo ou morto do útero entre 42 dias até aproximadamente 280 dias de gestação, quando este é incapaz de exercer uma vida independente em um ambiente extra-uterino. Somente 30% a 40% dos fetos bovinos abortados apresentam diagnóstico etiológico definido em virtude das múltiplas causas envolvidas. A determinação exata da incidência de abortamentos nos rebanhos é muito importante, pois índices de 1% a 2% são considerados normais para bovinos; de 3% representam um sinal de alerta e maiores que 3% caracterizam um problema ambiental ou infeccioso que acomete o rebanho. Dentre as diversas causa, destacam-se com suas devidas casuísticas, as bacterianas, sendo as principais brucelose, leptospirose e campilobacteriose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Eric Mateus Nascimento de Paula, Lilian Moreira Semer, Carolina de Alvarenga Cruz, Fernanda Cassioli de Moraes, Luis Antonio Mathias, Daniel Bartoli de Sousa,Raphaella Barbosa Meirelles-Bartoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.