Aspectos clínicos do flegmão intersticial bovino
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n10.1721Palavras-chave:
Pecuária, Bovinos, lesões podais, flegmão interdigitalResumo
A claudicação em rebanhos leiteiros tem-se caracterizada como uma afecção bastante prevalente e onerosa para os criadores. Problemas reprodutivos, mastite e afecções podais são as afecções mais importantes no panorama da pecuária leiteira. Neste contexto salienta-se que a incidência deste problema é bastante variável, alcançando percentuais entorno de 5 a 120% anualmente. Este trabalho relata o caso de uma fêmea bovina da raça Girolanda, atendida na Clínica de Grandes Animais (Hospital Veterinário Universitário-UFPI), apresentando sinais clínicos de desconforto durante a locomoção. As técnicas de diagnóstico são descritas. O animal após trinta dias estava com a saúde restabelecida. O caso serve de alerta e orientação para a importância dos controles profilático e terapêutico dentro de rebanhos leiteiros como forma de promover a erradicação das lesões podais em bovinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Deyse Naira Mascarenhas Costa, Hiocilma Perla dos Santos Santos, Anderson Sobral Bezerra, Catarina Rafaela Alves da Silva, Rosvaldo Duarte Barbosa, Francisco Solano Feitosa, Severino Vicente da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.