Controle de pragas e vetores de doenças em ambientes hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n16.1762Palavras-chave:
Infecção hospitalar. Controle de pragas. Legislação sanitária.Resumo
A presença de insetos e ratos no ambiente hospitalar oferece riscos aos pacientes e profissionais de saúde, pois eles podem transmitir doenças. O presente trabalho objetiva enfatizar a importância do controle de pragas e vetores de doenças em ambientes hospitalares, identificando as pragas e vetores mais comuns, as medidas de prevenção e controle e expor a legislação sanitária pertinente. Foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental sobre o tema.Após a coleta de dados, foram descritos alguns aspectos sobre as pragas e vetores (formigas, baratas, moscas, mosquitos e ratos), as medidas preventivas e de controle (ênfase em dificultar a proliferação destes animais) e as legislações sanitárias pertinentes. Por fim, descrevemos no presente estudo a importância do controle permanente das pragas e vetores em ambientes hospitalares e a atuação da vigilância sanitária em inspecionar estes ambientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Jonatas Abinadabe Oliveira Silva & Elaine Rossi Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.