Ultrassom terapêutico e laser de baixa potência no tratamento de abscessos em equinos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n16.1759Palavras-chave:
cicatrização, equinos, ferida, laser, ultrassom.Resumo
Lesões cutâneas em equinos possuem uma alta incidência em equinos, devido ao comportamento ativo desses animais. O tratamento correto dessas feridas e sua abordagem terapêutica são imprescindíveis para prevenir complicações como infecções e tecido de granulação exuberante, o que dificultaepitelização e o retorno do animal ao trabalho. O ultrassom terapêutico (UST) e o laser de baixa potência (LBP) são formas não invasivas de tratamento, que estimulam o desenvolvimento de fibroblastos e a produção de colágeno, com o objetivo de auxiliar e acelerar a cicatrização da pele desses animais. Desta forma, este estudo teve como objetivo descrever o uso do UST e LBP, como auxiliar na cicatrização de ferida séptica de dois equinos, machos, adultos, atendidos no Hospital Veterinário de Grandes Animais da Universidade de Brasília.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Júlia de Miranda Moraes, Martha de Oliveira Bravo, Lúcio Neves Huaixan, Paulo César Villa Filho, Fábio Henrique Bezerra Ximenes, Antônio Raphael Teixeira Neto, Eduardo Maurício Mendes de Lima, Roberta Ferro de Godoy
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.