Artrite encefalite caprina
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n21.1802Palavras-chave:
sanidade. caprinocultura. produtividadeResumo
A artrite encefalite caprina (CAE) é uma síndrome degenerativa progressiva lenta, multissistêmica, provocada pelo Retrovírus Tipo C da subfamília Lentivirinae, afetando os sistemas articular, mamário e nervoso, acarretando grandes prejuízos econômicos, pela morte ou descarte de animais, pela queda na produção, perda de peso, predisposição a infecções secundárias, e gastas com tratamentos e assistência de médicos veterinários. Os sinais clínicos mais frequentes são artrite, mastite e encefalites, apesar de muitos dos animais infectados permaneçam assintomáticos. A forma mais importante de transmissão é a transmissão vertical, por meio da ingestão de leite ou colostro infectado, contudo a transmissão horizontal também pode ocorrer. O controle da CAE consiste na tentativa de diminuir a infecção viral no rebanho. Tendo os cabritos separados das mães ao nascer, devendo ser alimentados com colostro pasteurizado. A CAE consta na lista de doenças de notificação obrigatória da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), ressaltando a importância da identificação da doença na região (OIE, 2011a).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alexandre de Oliveira Bezerra, Renan Zappavigna Costa Starling, Igor Luiz Salardani Senhorello, Peter Gabriel Ferreira, Renata Côgo Clipes e Dirlei Molinari Donatele
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.