Soroprevalência da artrite encefalite caprina no Município de Alegre/ES, 2012.
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n21.1801Palavras-chave:
sanidade. caprinocultura. produtividadeResumo
A artrite encefalite caprina (CAE) é uma enfermidade viral multissistêmica que afeta principalmente os sistemas nervoso, articular e mamário, acarretando grandes prejuízos econômicos. Com o presente trabalho teve-se como objetivo avaliar a prevalência da artrite encefalite caprina no rebanho caprino do município de Alegre/ES, e os fatores de risco para ocorrência dessa doença. Foram selecionadas aleatoriamente sete propriedades no município, e aplicadas entrevistas socioeconômica e de manejo da propriedade. Amostras de sangue foram coletadas de todos os caprinos com mais de seis meses de idade, armazenadas e enviadas ao Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal CCA-UFES, para realização do teste sorológico de imunodifusão em gel de Agar (IDGA-Biovetech®), seguindo todas as orientações do fabricante. Foram avaliados soro de 156 animais, de sete propriedades, no qual 12 animais foram sororeagentes, contabilizando uma prevalência de 7,69% da CAE no município de Alegre. As principais variáveis avaliadas (manejo reprodutivo, participação de feiras eventos, presença de assistência técnica, presença de banco de colostro, tratamento térmico do colostro, tipo de ordenha) não apresentaram significância estatística (p>0,05) para ocorrência da CAE, sendo necessários mais estudos na tentativa de elucidar os possíveis fatores de risco que favoreçam a ocorrência da doença na região. Apesar da baixa soroprevalência encontrada no munícipio de Alegre/ES, esforços devem ser dirigidos na tentativa de implantar medidas de controle e prevenção da enfermidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alexandre de Oliveira Bezerra, Renan Zappavigna Costa Starling, Igor Luiz Salardani Senhorello, Peter Gabriel Ferreira, Renata Côgo Clipes e Dirlei Molinari Donatele
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.