Perfil hematológico de cães naturalmente infectados por Leishmania chagasi
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n4.158-162Palavras-chave:
LVC, alterações hematológicas, cãesResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil hematológico de cães com diagnóstico sorológico e parasitológico positivos para LVC. Foram utilizados 130 cães adultos sem distinção de sexo e/ou raça, animais estes, submetidos a exames clínicos onde se verificava ou não a presença de sintomas para a doença. Sendo os animais classificados em assintomáticos, oligossintomáticos e sintomáticos. O diagnóstico definitivo foi baseado em testes sorológicos (TR DPP®) e parasitológicos (esfregaço direto corado com Giemsa e meio de cultura NNN enriquecido com Schneider’s utilizando amostras de medula e linfonodo e, nos animais com lesão de pele, raspado da borda da lesão o qual foi distendidos em lâmina e corado com Giemsa). Os animais com calazar apresentaram anemia normocíticanormocrômica, presença de roleaux eritrocitário, trombocitopenia, linfopenia e eosinopenia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Michel Muálem de Moraes Alves, Ivete Lopes de Mendonça, Joilson Ferreira Batista, Fernanda Samara Barbosa Rocha, Esther Machado de Carvalho e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.