Leishmaniose visceral na cidade de Valença do Piauí: um problema de saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n10.442-447Palavras-chave:
Leishmania, cão, diagnósticoResumo
A leishmaniose visceral é causada pela Leishmania chagasi no Brasil. É uma doença que vem dizimando a população canina de zonas rurais e urbanas e apresenta grande importância para saúde pública por ser uma zoonose que traz grandes problemas e sequelas para o homem. O aparecimento de casos humanos de leishmaniose visceral na cidade de Valença do Piauí levou a essa investigação sobre a incidência da doença em cães. Realizou-se exames clínicos e sorológico pela Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI) de 190 cães. O total de animais sororeagentes, foram 102 no bairro Novo Horizonte e 65 no Valencinha. Foram selecionados 50 animais com maior número de sinais clínicos, apresentando titulação de anticorpo variando 1:40 a 1:320 além de animais negativos. A confirmação da presença de Leishmania nos animais selecionados foi através da punção de medula óssea e aspirado de linfonodo poplíteo. O material coletado foisemeado em meio de cultura NNN enriquecido com Schneider’s. Após semeadura, procederam-se três leituras a cada cinco dias e, observou-se a presença depromastigotas de Leishmania em 16 amostras. Os achados comprovaram a infecção por Leishmania nos animais dos bairros em estudo, o que caracteriza que, nesta região, dada a presença de raposas em matas peri domiciliares e de vetores flebotomíneos, fecha-se o ciclo silvestre e urbano desta zoonose. Daí a necessidade de conscientizar a população sobre os riscos de epidemias e alertar as autoridades públicas sobre a urgência de medidas como: desinsetizações periódicas das residências, sacrifício de animais comprovadamente infectados, tratamento das pessoas doentes e repetição de inquéritos epidemiológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 José Martins Nunes Filho, Joilson Ferreira Batista, Michel Muálem de Moraes Alves, Fernanda Samara Barbosa Rocha, Ivete Lopes de Mendonça
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.