Inclusão de aparas (corte em V) do filé de tilápia defumadas no processamento de hambúrgueres de carne bovina
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n5.240-246Palavras-chave:
Defumação, minerais, Oreochromis niloticus, pescado, propriedades sensoriais, resíduos de filetagemResumo
Objetivou-se com a pesquisa obter aparas em “V” retiradas no momento da filetagem de tilápia, que foram imersas em solução salmoura, drenadas e desidratadas, defumadas, moídas, moldadas e incluídas nos níveis 0, 5, 10 e 15% no processamento de hambúrgueres de carne bovina. Verificou-se o efeito dessa inclusão sobre a composição centesimal (umidade, proteína, gordura, cálcio, fósforo e ferro) e análise sensorial (aroma, cor, textura, aparência, teor de sal e aceitação geral). Os resultados obtidos foram submetidos à ANOVA, utilizando-se o programa SISVAR e os testes estatísticos para a regressão linear ao nível de 10% de probabilidade. O melhor teor de proteína bruta foi para o nível de inclusão de 10% de aparas defumadas (p<0,05), quando comparada aos demais tratamentos. Os hambúrgueres com aparas defumadas apresentaram maiores teores de cálcio e fósforo comparados aos sem aparas de filé, sendo maior valor observado quando adicionada 10% de aparas defumadas. Houve diferença significativa para todos os parâmetros sensoriais avaliados. Sendo considerados 10% o melhor nível de inclusão de aparas no hambúrguer devido à sua aceitabilidade. As aparas são consideradas uma boa alternativa para o aproveitamento de resíduos de filetagem da tilápia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ana Paula de Oliveira Saccomani, Daniel de Almeida Cerquetani, Carla Cachoni Pizzolante, José Evandro Moraes, Vivian Izabel Vieira, Maria Luiza Rodrigues Franco Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.