Prolongamento de palato mole – Estafilectomia: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n6.271-273Palavras-chave:
Palato mole, ronco, dispnéia, síncopeResumo
Considerada uma alteração primária nos cães braquicefálicos, o prolongamento do palato mole, pode ser observado em animais jovens, porém, é considerado um problema pouco diagnosticado na prática. Cães que apresentam o prolongamento podem ter desordens respiratórias, podendo um dos sinais clínicos ser a respiração abdominal e o ronco. A correção do prolongamento de palato se dá de forma cirúrgica, pelo procedimento denominado estafilectomia, que consiste na remoção da porção terminal do palato mole. O presente relato tem como objetivo apresentar o caso de um cão da raça Pug, de sete anos de idade, com histórico de roncos, desmaios e dificuldade respiratória que foi diagnosticado clinicamente como portador de tal síndrome. O animal foi submetido a uma cirurgia de exérese de porção caudal do palato mole. A recuperação cirúrgica foi rápida e a melhora do seu quadro clínico ficou evidente com menos de uma semana após a cirurgia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Mariana Ferreira Franco, Waleska de Melo Ferreira Dantas, Tatiana Borges de Carvalho, Letícia Bergo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.