Implicações patológicas após o uso de anticoncepcional, em cadelas situadas em Teresina-PI
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.176-180Palavras-chave:
Aborto, anticoncepção, neoplasia, piometraResumo
As cadelas são animais multíparas de gestação curta, que produzem em geral, proles numerosas que podem atingir a maturidade sexual a partir de seis meses de idade. Na atualidade, o controle populacional da espécie canina e consequentemente das zoonoses deve ser contemplado em programas ou políticas públicas pelos gestores municipais e estaduais. A esterilização cirúrgica constitui a principal medida para esse controle. As drogas anticonceptivas principalmente as injetáveis para prevenir ou retardar o cio ou estro e não permitir uma fertilidade futura, foram muito utilizadas na década de 80 e no início de 90 e continuam até os dias de hoje. O objetivo deste trabalho é analisar a prevalência e as principais implicações associadas ao uso de anticoncepcionais em cadelas atendidas no Hospital Veterinário Universitário “Médico Veterinário Jeremias Pereira da Silva” da Universidade Federal do Piauí, no período de janeiro de 2012 a julho de 2014, onde pôde-se concluir que o uso de anticoncepcionais possivelmente está relacionado com a alta ocorrência de casos de piometra, neoplasia mamária e aborto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Tiago Gonçalves Azevêdo de Fonsêca Honório, Ana Paula Barros Fonseca, Estéfane Kelly Dias Araújo, Vanessa de Meneses Moura, Rômulo Aécio Alves Chaves, Marcelo Campos Rodrigues, Rozeli Pizzigati Klein
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.