Principais patologias relacionadas aos efeitos adversos do uso de fármacos contraceptivos em gatas
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N3.256-561Palavras-chave:
Aborto, Fármacos contraceptivos, Hiperplasia mamária, Neoplasia mamária, PiometraResumo
Cães e gatos são os principais animais de estimação na maioria das cidades. Quando não há interesse dos tutores na reprodução animal torna-se oportuno a apresentação pelo medico veterinário, dos métodos contraceptivos disponíveis, as vantagens e desvantagens de cada um. São eles por meios cirúrgicos ou por medicação hormonal, alvo de estudo desse trabalho. Os progestágenos são análogos sintéticos da progesterona e mimetizam os efeitos do corpo lúteo, e são utilizados na fêmea felina para a supressão ou adiamento do estro. Normalmente na gata a progesterona é um hormônio produzido pelo corpo lúteo e também pela placenta para manutenção da prenhez. O objetivo desse estudo foi analisar quantitativamente a relação da idade, uso de fármacos contraceptivos e as principais patologias associadas em gatas. As patologias foram: aborto, piometra, neoplasia mamária e hiperplasia mamária em gatas atendidas no período de janeiro de 2012 a julho de 2014 no Hospital Veterinário Universitário Jeremias Pereira da Silva, da Universidade Federal do Piauí.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Estéfane Kelly Dias Araújo, Vanessa de Meneses Moura, Tiago Gonçalves Azevedo da Fonseca Honório, Rômulo Aécio Alves, Ana Paula Barros Fonseca, Marcelo Campos Rodrigues, Roseli Pizzigatti Klein
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.