Análise morfométrica da glândula parótida de cabras da raça Saanen
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N4.342-345Palavras-chave:
glândulas salivares,morfometria,ruminantesResumo
Este trabalho teve como objetivo descrever a anatomia da glândula parótida de cabras da raça Saanen, onde foram utilizadas vinte e seis cabeças de cabras domésticas, de ambos os sexos, onde as glândulas e seus ductos foram dissecados para realização da mensuração e determinação de sua morfologia, assim como o trajeto percorrido pelo ducto. Foram encontrados valores próximos, indicando simetria bilateral da glândula parótidas nestes animais, apresentando sucinto formato de “Y”. Seu ducto parte da extremidade ventral da glândula, seguindo lateralmente ao ângulo da mandíbula contornando o masseter, onde abaixo do músculo zigomático, desemboca na cavidade oral, na papila parotídea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Rogério Magno do Vale Barroso, Paula de Oliveira Braga, Maurício Kirmse, Gustavo Milanezi, Raphael Ribeiro Scherer, Paulo Oldemar Scherer, Marcelo Abidu Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.