Deslocamento de abomaso à esquerda: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N7.680-688Palavras-chave:
Abomaso, bovino, clínicaResumo
O deslocamento de abomaso corresponde à patologia responsável pela maioria das intervenções cirurgias no abdome em vacas leiteiras, no entanto, afetar bovinos de qualquer idade e sexo. O deslocamento pode dar-se à esquerda (DAE) ou à direita (DAD) com ou sem torção abomasal (VA). Sendo o DAE mais frequente e relacionado ao periparto, onde o abomaso encontra-se deslocado de sua posição a anatômica para o lado esquerdo, em função de diversos fatores que levam a hipomotilidade ou atonia do órgão e, consequentemente o acúmulo de gás. Fatores predisponentes para ocorrência de DAE são: balanço energético negativo, alimentação pobre em fibras e rica em concentrados, manejo na alimentação de transição, idade, sexo, genética (raça, profundidade corporal), condições climatéricas, doenças concomitantes. O tratamento consiste no reposicionamento do órgão em seu local fisiológico, e a do mesmo por técnicas cirúrgicas abertas ou fechadas. A reposição de eletrolíticos é importante para a recuperação do animal, bem como, o restabelecimento da motilidade abomasal. Quando não ocorrem complicações, os índices de retorno à produção são elevados entre os casos de DAE O objetivo desse trabalho é uma discursão a respeito da clínica completa do DAE.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Yanne Aciole da Silva, Wendel de Souza Mendonça, Alcir Martins Pereira, Francisco das Chagas Cardoso Junior, Francisco Solano Feitosa Junior, Taciana Galba da Silva Tenório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.