Urolitíase obstrutiva em ovinos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N10.1028-1035Palavras-chave:
obstrução, ovino, urolitíaseResumo
A urolitíase é um processo patológico caracterizado pela presença de cálculos ou concreções no sistema urinário. De etiologia complexa e multifatorial, caracterizada pela formação de urólitos, que se alojam no trato urinário e preocupam a medida que determinam sua obstrução, passando a ser denominado de urolitíase obstrutiva. Os primeiros sinais clínicos manifestados pelos animais com urolitíase obstrutiva estão relacionados à dor. Objetivou-se com esse trabalho uma atualização sobre o quadro patológico de urolitíase obstrutiva em ovinos, abordando desde seu histórico, etiologia, epidemiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico, diagnóstico diferencial, tratamento, controle e prevenção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Francisco das Chagas Cardoso Júnior, Nair Chaves Barbosa da Silva, Yanne Aciole da Silva, Alcir Martins Pereira, Wendel de Sousa Mendonça, Francisco Solano Feitosa Junior, Taciana Galba da Silva Tenório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.