Fungos de armazenagem e micotoxinas em dieta para ovinos (Ovis aries L.): Estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N12.1210-1219Palavras-chave:
alfafa, feno, micotoxinas, multitoxinas, pasto, raçãoResumo
Fungos e suas condições de armazenagem (umidade) e a contaminação por micotoxinas em alimentos oferecidos para ovinos foram avaliados. Animais da raça crioula criados na Fazenda Ressacada-UFSC e com saúde debilitada. Com as amostras de (a) feno de alfafa (Medicago sativa L.) estavam armazenadas em 3 pontos (entrada do galpão, aprisco e sala), além de (b) pastagem (B. decumbens) obtida no campo e (c) ração (milho e soja) armazenada no aprisco. O gênero fúngico mais detectado foi o Aspergillus, seguido do Penicillium em 75 e 40% das amostras, respectivamente. Cepas toxigênicas (produtoras de AFLs) foram identificadas. Quanto a umidade (mc e aw) os teores variaram entre 12-40% (média:12%) e aw: 0,5029-0,9888 (média: 0,5783), considerado adequado para proliferação de fungos. Das micotoxinas avaliadas (aflatoxinas - AFLs, ocratoxina A - OTA, zearalenona - ZON e esterigmatoscistina - EST), as de armazenagem (AFLS: AFB1, AFB2, AFG1, AFG2 ) foram detectadas com teores de 128 µg/kg nas amostras de feno. As condições de limpeza (armazém e maquinários) são de extrema importância, uma vez que as amostras recém chegadas ao local de abrigo das ovelhas se encontram contaminadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carlos Eduardo da Silva Soares, Camila Siedlarczyk Martins, Giovana Sousa Maria, Vildes Maria Scussel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.