Reação inflamatória ao fio de náilon pós ovariohisterectomia em coelha obesa: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1046.1-5Palavras-chave:
Coelha, histopatológico, náilon, ovariohisterectomiaResumo
A técnica de ovariohisterectomia é comumente realizada de forma eletiva ou terapêutica na rotina veterinária. O profissional deve estudar a fundo o quadro do paciente, entendendo os fatores que podem interferir no prognóstico. A escolha do fio, o escore corporal e o estado geral do paciente devem ser levados em consideração buscando a adequação da técnica. Uma coelha, Lion Head, de cinco anos e 2,650 kg foi atendida na Clínica Veterinária Palma Pereira e diagnosticada com infecção uterina. Foi realizada cirurgia de ovariohisterectomia usando fio de náilon. Um ano após a cirurgia a paciente retornou apresentando uma massa neoformada intra-abdominal. Realizou-se a exérese da formação e exame histopatológico, aferindo o seu caráter inflamatório. Pode-se concluir que neste caso a infecção uterina, o fio utilizado no procedimento cirúrgico e o excesso de peso foram fatores predisponentes a reação inflamatória exagerada, todavia se aponta a necessidade da realização de maiores estudos sobre o tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alexandre Longo Filho, Maritza Nunes Severiano, Thais Jassek Soares, Danielle Shiguihara, Letícia Burigo Inácio, Amanda Souto Sarti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.