Perfil de susceptibilidade antimicrobiana e produção de hemolisina de enterobactérias de psitacídeos de cativeiro
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n3a49.1-5Palavras-chave:
animais silvestres, Escherichia coli, Salmonella spp.Resumo
A prática de se obter animais de estimação está cada dia mais inserida na sociedade, esse fato deve-se ao bem-estar e qualidade de vida que o convívio com estes animais traz aos humanos. A procura por animais exóticos, tem se tornado frequente, sendo os psitacídeos um dos grupos mais apreciado para esse fim. Porém, essas aves são passíveis de transmitir patógenos tanto para o homem, quanto para outros animais, representando um relevante fator de risco à saúde pública. Este projeto teve por objetivo realizar a determinação do perfil de susceptibilidade antimicrobiana e da produção de hemolisina em enterobactérias isoladas de psitacídeos de cativeiros do paraná. Foram analisadas amostras positivas para Escherichia coli (20% do total de amostras analisadas), previamente identificadas e isoladas e realizados antibiogramas segundo o Método de Kirby & Bauer. Posteriormente, realizou-se avaliação de fator de virulência, por meio do teste de atividade hemolítica (TAH) semeando as amostras em ágar Sangue, tendo como controle positivo uma amostra de E. coli EHEC e como controle negativo uma amostra de E. coli K12. A interpretação dos valores dos halos obtidos no antibiograma verificou o grau de sensibilidade das amostras de E. coli aos antibióticos, onde notou-se a resistência das amostras a vários antibióticos testados. No teste de TAH identificou-se gama-hemólise. A determinação do perfil de sensibilidade das cepas de E.coli, torna ainda mais relevante a preocupação com a patogenicidade dos microrganismos que essas aves podem portar, tendo em vista o grau de resistência dessas bactérias aos antibióticos testados. Este perfil também possibilitou saber quais antimicrobianos tem ação mais efetiva sobre as bactérias encontradas, possibilitando melhor entendimento sobre a microbiota destes animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lenize Cristina Trindade, Paulo Tadeu Figueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.