Avaliação do crescimento e desempenho de diferentes linhagens de frango caipira melhorado na região de goianésia Goiás
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n4a76.1-5Palavras-chave:
aves, criação alternativa, conversão alimentar, índices zootécnicosResumo
Dentro da avicultura um dos segmentos que tem apresentado maior crescimento, é a criação de aves para a produção de carne tipo caipira, que visa atender a um grupo mais exigente de consumidores. Esse crescimento proporcionou um aumento da produção de aves criadas em sistemas alternativos nos últimos anos. E visa conseguir atender aos interesses dos consumidores que buscam por carnes com características diferenciadas das aves criadas convencionalmente. Objetivou-se com a pesquisa comparar o potencial de crescimento e o desempenho zootécnico com ênfase na conversão alimentar de quatro linhagens de frangos, para produção de carne tipo caipira, sendo as raças Carijó (CA), Mesclado (MS), Pescoço Pelado (PP) e Pesadão (PS). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com parcelas subdivivdidas, sendo 4 tratamentos e cinco repetições. O experimento foi conduzidos em galpão convencional com as medidas de 15m X 6m, com o solo coberto com cama vegetal, composta com casca de arroz na espessura de 10 cm de altura. Observou o resultado que a raça Pescoço Pelado (PP) obteve uma melhor conversão alimentar e melhor adaptabilidade ao ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Dyb Youssef Bittar, Alan Vitor Lemos, Oscar Vitor Neto, Wagner Gonçalves Vieira Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.