Suplementação estratégica para animais em pasto
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n4a62.1-10Palavras-chave:
alimentação a pasto, desempenho animal, forragem, produção animalResumo
A produção de ruminantes no Brasil é baseada quase que exclusivamente em pasto, pois, estas são capazes de prover substratos energéticos de baixo custo, principalmente a partir dos carboidratos fibrosos. Porém, plantas forrageiras na maioria das vezes quando usadas como fonte exclusiva na dieta de ruminantes não atendem as exigências do animal devido a reconhecida flutuação das exigências nutricionais, o que compromete o rendimento, sinalizando para a nescessidade de suplementar os animais, com a finalidade de fornecer nutrientes que estão limitando o desempenho. A suplementação deve ser usada como meio de maximizar a utilização da forragem disponível, sendo que o consumo de forragem dos animais pode permanecer inalterado, aumentar ou diminuir, o que torna o conhecimento dessa pratica um desafio para se obter os resultados aumejados, tendo em mente que o suplemento não deve fornecer nutrientes além das exigências dos animais, com isso tem-se reduzido a frequência de fornecimento do suplemento para animais em pasto. Tendo como finalidade, um melhor aproveitamento da mão-de-obra na distribuição do suplemento e redução dos custos sem afetar o desempenho dos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Antonio Leandro Chaves Gurgel, Gelson dos Santos Difante, Francisca Fernanda da Silva Roberto, Joederson Luiz Santos Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.