Insulinoma em canino sem raça definida: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1047.1-5Palavras-chave:
Convulsões, hipoglicemia, insulina, pâncreasResumo
Insulinoma é um tumor considerado infrequente na clínica médica de pequenos animais. A neoplasia acomete especificamente as células beta das ilhotas pancreáticas da porção endócrina do pâncreas ocasionando a secreção de insulina de maneira exacerbada. A sintomatologia se manifesta quando a glicemia se encontra inferior a 45 mg/dl e o animal apresenta sinais neuroglicopênicos como depressão, convulsões e ataxia. O tratamento pode ser cirúrgico e/ou medicamentoso variando conforme o quadro apresentado pelo paciente. Este relato tem como objetivo descrever o caso de um canino fêmea, sem raça definida, castrada, pesando 12,5 kg, com 8 anos de idade, diagnosticado com insulinoma que obteve melhora significativa com tratamento medicamentoso sem necessidade de procedimento cirúrgico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cinthia Garcia, Wesley Renosto, Júlia Meira, Renata Oliveira Saccaro, Karine Weege
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.