Ocorrência da displasia coxofemoral em cães da raça Golden Retriever atendidos no Centro de Radiologia Veterinária no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n5a87.1-16Palavras-chave:
Displasia coxofemoral, golden retriever, exame radiográficoResumo
A displasia coxofemoral (DCF) é bastante freqüente em cães principalmente os de médio e de grande porte, é uma enfermidade poligênica de natureza quantitativa e multifatorial. A raça Golden Retriever é propensa a essa doença. Para a avaliação conclusiva é importante o parecer radiográfico correto e com alta qualidade técnica, além da confirmação da documentação. Os exames devem ser realizados em clínicas que obedeçam aos critérios da Federação Cinológica Internacional, onde o ângulo de Norberg é um importante dado para diagnóstico. Os dados apresentados neste trabalho referem-se aos anos de 2010 a 2015 e os resultados obtidos mostram que a maioria dos cães não apresenta a DCF, e entre os animais doentes a DCF leve do tipo C é a mais freqüente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Carolina Blaso Boehmer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.